segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Enquete- Bateristas- Danny Cummings & Ian Thomas

Tendo em vista os dois últimos bateristas a acompanhar Knopfler em suas últimas turnês, qual deles se encaixou melhor na banda, trazendo melhor desenvoltura no geral nas canções?

► SHANGRI-LA TOUR 2005 (Danny Cummings)
► ALL THE ROADRUNNING TOUR 2006 (Danny Cummings)
► KILL TO GET CRIMSON TOUR 2008 (Danny Cummings)
 ► GET LUCKY TOUR 2010 (Danny Cummings)
 ► EUROPEAN TOUR 2011 (Ian Thomas)
► USA & CANADIAN TOUR 2012 (Ian Thomas)
► PRIVATEERING TOUR 2013 (Ian Thomas)

 Já é tempo de analisar o trabalho de Ian Thomas com Mark knopfler. Passei a fazer isso logo após conferir alguns vídeos e bootlegs entre 2011 e 2013, e sinceramente, eu tinha uma expectativa maior de seu desempenho nas canções em geral, canções como Song for Sonny Liston, Speedway at Nazareth, a própria SOS não soaram com certa pujança(pelo menos ao meus ouvidos), e eu que andava reclamando do desempenho de Danny Cummings, hoje, olhando canções como as que citei acima com a batida dele, vejo que estava enganado, pois o que ele fez nestas canções é de fato criativo e célebre, principalmente em Song for Sonny Liston, Speedway at Nazareth.

 Sempre achei que o baterista perfeito pra carreira solo de MK fosse o mestre Pick Withers, claro que não há a menor chance de ocorrer devido a fatores de egos, mas, como seria bom ver essa mistura musical. Sinto que de fato há que se dar um pouco mais de tempo para poder avaliar melhor o Ian Thomas na banda de Knopfler, Danny Cummings se adaptou muito bem a proposta música, embora sempre o achei melhor percussionista do que baterista. Sempre achei que o Chris Whitten funcionou muito melhor na banda de Paul Mccartney do que com o DS na OES tour-91/92, no DS ele tornava-se muito mecânico, pouco swing, pouco espontaneidade, "duro", enquanto que na banda de Paul Mccartney notavelmente havia maior liberdade em sua performance creio que vejo algo semelhante com o Ian Thomas no contexto atual, em relação de onde ele veio (Eric Clapton) e onde eles está agora (Mark Knopfler).

 Para análise, trago um exemplo, a versão de Speedway at Nazareth de um dos melhores shows que considero de Mark Knopfler, LIVE IN ROME 2005, 13th June 2005> Essa versão possui uma atmosfera incrível, o desempenho de Danny Cummings aqui é fora de série!

 


 Agora, Ian Thomas, 2013

 


Lembrando que não me esqueci de Chad Cromwell, apenas, quis especificar esses dois mais recentes!

  Brunno Nunes

Nota de esclarecimento.

Saudações Knopflerianas

Tenho recebido alguns e-mail de alguns leitores do Blog perguntando a razão de nunca mais ter publicado novidades.

Sei que já faz tempo que não atualizo este espaço, infelizmente me encontro impossibilitado de me dedicar com a enfase que tive durante quase cinco anos, devido aos "arrochos acadêmicos", reta final, enfim...
Espero tão breve possa voltar a compartilhar ideias, curiosidades e considerações acerca do Universo Dire Straits.

Em breve estarei trazendo novidades! ^^
Agradeço a compreensão de todos, e um fraterno abraço!

Brunno Nunes