sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

STRAIT TO NEW YORK 1979




DOWNLOAD



Vou tentar deixar um comentário com algumas considerações a respeito deste concerto.

Devo citar que este concerto está entre meus 10 prediletos bootlegs do Dire Straits.

Apesar da qualidade de áudio não ser excelente, isso pouco importa diante da raridade deste registro, diante de toda energia da banda nesse período.

Trata-se da segunda turnê americana que ocorreu entre Setembro e Outubro de 79.

A Communiquê tour 79 foi à única turnê em que o Dire Straits esteve duas vezes na América do Norte, a primeira turnê americana aconteceu entre o final de Fevereiro ao início de Maio de 79.

Este bootleg é uma jóia, as versões estão carregadas de muita energia, Mark estava "a flor da pele", alguns dias antes sua ex-noiva havia terminado o noivado por telefone em plena segunda turnê americana e isso naturalmente o afetou bastante emocionalmente, o que acarretou a uma série de problemas na estrutura da banda, os quais já foram abordados em outras ocasiões aqui no Universo Dire Straits.

Sabendo de tal detalhe, é interessante observar o quanto essa ruptura influência nas interpretações das canções deste período, até o fim da Communiquê tou 79, vide BBC ARENA, onde contém cenas do último show da Communiquê tour, no Rainbow Theatre em 20 Dezembro de 79, presente no bonus do dvd Alchemy. (Na verdade foi mais além, sua experiência nesse período teve ecos até o álbum Love Over Gold, o último vestígio é encontrado na canção It Never Rains, mas isto é outro assunto e não devo me centrar nele).

Diante de toda essa tempestade emocional, havia algo positivo que particularmente admiro bastante, David Knopfler interpretando uma canção de sua autoria, Bernadette. No caso, vemos a banda em sua mais pura manifestação de uma unidade democrática, onde temos um segundo membro interpretando uma canção de sua autoria, no entanto, trata-se do Dire Straits com o David assumindo o papel principal ao invés do Mark, líder da banda. Temos um belo solo feito por Mark para a canção interpretada pelo seu irmão David. É válido citar que tal o fato nunca mais se repetiu em outras formações da banda, mostra a tamanha importância que era a formação original do Dire Straits.

Para além, eu gostaria de destacar a emocionante versão de Where do you think you're going?, muito sugestiva para a ocasião, o momento emocional que Knopfler estava vivendo, ele passa toda sua carga de emoção através de Where do you think you're going?, e isso fica bastante evidente; É maravilhoso apreciar também a ponte entre Portobello belle e Wild west end, em ambas, qualquer fã de Bob Dylan pode fechar os olhos e imaginar que é o próprio Dylan quem está interpretando ambas, lindas versões; Novos arranjos para Single handed sailor e In the gallery, são detalhes sutis a serem apreciados, vai do feeling do ouvinte, além de seu conhecimento de outras versões para definir tranquilamente as sutilezas que brilham em cada uma das versões.

Por fim, temos a raramente tocada Settinge me Up, cheia de energia e uma das primeiras versões de Twisting by the pool encerrando o concerto com chave de ouro.

Sem sombra de dúvidas, um dos melhores shows do Dire Straits, pois representa um momento ímpar da banda!

Uma dica que sugiro aos amigos visitantes, é que tentem apreciar sem se preocupar com a qualidade do som, sigam pela emoção de se depararem com gratas surpresas, (até inusitadas como no ínicio do show), elas estarão pulsando em vários momentos do show, tarefa nada complicada para um Knopfleriano.

Espero que apreciem mais um grande momento de nossa querida banda.

Brunno Nunes.






Nenhum comentário:

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979