segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Dire Straits- Werchter festival" 1981





Não podia deixar de fazer alguma consideração a respeito desse show, pois ele é bastante representativo no tocante a Making Movies tour.



Werchter festival foi o penúltimo show dessa turnê e é um concerto especial por vários motivos, 1- É o último registro em vídeo com Pick Whiters na banda; 2- O timbre da guitarra de está diferente nesse show e sobre isso, Ingo Raven fez um excelente artigo, o qual vale apena conferir> http://www.mk-guitar.com/2015/09/14/strange-guitar-sound-on-the-werchter-1981-recording-did-mark-mix-direct-out-and-microphone/





A ordem das canções não está correta, a emissora de tv editou e transmitiu dessa forma.
Infelizmente até o momento não foi liberado a transmissão desse concerto na integra, (eu não sei se realmente existe), ao menos existe a transmissão de rádio que é quase 100% na integra, com exceção das três últimas músicas que foram gravadas por alguém na plateia.


Reparem que após o final de Expresso Love ainda há podemos ter um vislumbre da introdução de Down to the Waterline, infelizmente foi cortada. Em seguida, há uma parte instrumental, erradamente é vista por muitos como Private Investigations (instrumental parts), um equivoco, pois trata-se do final da música News e nada mais que isso, basta conferir qualquer versão de News nessa turnê possui esse final, que futuramente foi usado para Private Investigations.



Estranhamente Lions não aparece nem na transmissão de rádio desse concerto, isso é muito estranho, uma vez que ela está presente em todos os bootlegs completos dessa turnê. Eu acredito que sem dúvidas ela foi tocada em Werchter festival" 1981, não vejo razão de não tocarem, quem sabe um dia surge algum registro dessa versão.



Momentos curiosos ocorrem nesse curto registro, notavelmente a banda está em um êxtase, Mark e Pick bem mais descontraídos do que normalmente, a dança que Pick faz na introdução de Expresso Love é no mínimo inusitada, ele sai correndo e mostra sua bunda pra câmera e sai rebolando, Mark não segura os risos e neste show está bastante comunicativo com a plateia. Logo em seguida, no final de Sultans of Swing, Mark vem andando numa especie de passarela no palco e vai até o cameraman e faz uma graça, então volta correndo, mostrando muita empolgação. Enfim, são momentos únicos, fico imaginando o que deve ter acontecido de inusitado neste e em outros concertos que não foram filmados. É uma pena não ter sido filmado na íntegra, considero que Werchter festival" 1981 está no top 10 dos concertos mais importantes do Dire Straits.


Confiram o áudio completo desse maravilhoso concerto.




Brunno Nunes.

Nenhum comentário:

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979