sábado, 20 de março de 2010

Morre Charlie Gillett - O descobridor do Dire Straits




O mundo da música está de luto pela morte do locutor do veterano e descobridor de talentos- Charlie Gillett.

Seu nome estará ligado para sempre ao Dire Straits. O baixista da banda John Illsley, conhecia Charlie Gillett durante a época em que ele era proprietário de uma loja de discos com sua noiva. Quando termnaram de gravar sua primeira demo, decidiram enviá-la e pedir um favor para escuta-la.

Charlie gostou do som americano da banda e colocou a demo no programa Honky Tonk para a BBC em um histórico de 31 de julho de 1977, mas nenhum dos Straits poderam ouvi-lo na ocasião porque estava ajudando uma amigo em uma mudança. Charlie colocou a fita repetidamente, especialmente Sultans of Swing e isso chamou a atenção de caça talentos.



Ainda não havia terminada sua relação com a banda, em 10 de Setembro de 1977, o grupo teve uma performance no Clapham Common Festival, em dois concertos organizados pelo programa Honky Tonk e apresentado por Charlie Gillett. Pessoas de todo Londres se reuniam ali, cerca de 300 pessoas para ver junto com outras bandas patrocinadas pelo programa.








Aqui estão algumas foto raras da banda nesta ocasião.























































(O Dire Straits no pub de Londres► Hope and Anchor, novembro de 1977)





Isso lhes rendeu um contrato para tocarem regularmente no pub de Londres chamado Hope and Anchor, que foi crucial, pois lá estava o gerente do departamento de A & R ("caça talentos ") da Phonogram John Stainz , o qual a banda assinou um contrato que ligaria-los com o selo Vertigo. O contrato previa a 6 ou 7 álbuns a um ritmo de três a cada dois anos, que posteriormente foi modificado. Stainz também colocou os rapazes em contato com o que seria empresário da banda até à dissolução, Ed Bicknell.











Charlie Gillett sempre foi um nome que ficou em minha mente desde meu primeiro contato com o primiero álbum do Dire Straits. Sua importânia é tamanha que no encarte do primeriro álbum do Dire Straits contém uma dedicatória para ele, um agradecimento, tanto pra Charlie Gillett, como para Robert Allan, que era um advogado e ajudou muito a manda nos primórdios com relação a contratos.


O que seria de nós sem Charlie Gillett? Se ele não tivesse o feeling de captar o que tinha em mãos, poderia ter sido tudo bem diferete!

"Como Gabriel, o anjo da anunciação, assim foi Charlie Gillett, anunciando o Dire Straits para o mundo!"

Obrigado por tudo.




Charlie Gillett faleceu dia 17 de Março de 2010, 68 anos, devido a uma doença sofrida há muito tempo.

Que Deus o tenha em um bom lugar!

----► ◄----


Brunno Nunes.


Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979