segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dire Straits- Raros registros

1- Mais alguns raros registros dos primórdios.

Trata-se de um vídeo da promo do Making Movies 1980.





É curioso o fato do Mark está usando uma National Tricone- 1928, mais antiga que a National Steel Style "O", a que está presente no álbum BIA, que ele sempre usa para tocar Romeo and Juliet.

Mark comprou esta guitarra em 1969 e utilizou durante o tempo em que esteve com o grupo Duolian String Pickers. Mais tarde, Mark usou a National Tricone pelo menos uma vez neste playback version de Romeo and Juliet em 1980 para essa performance na TV.

Aqui temos uma imagem desta mesma guitarra no palco durante a Shangri-La tour, em 2005. Richard Bennet tocou com ela em All that matters durante a Shangri-La tour.




2- Dire Straits - Sultans Of Swing (Szene, German TV 1979)



Esse outro registro é bastante interessante também, foi gravado em 08-02-1979- (Szene, German TV 1979).

É notável a intimidade e descontração dos irmãos Knopfler nesta apresentação, no entanto, observem a guitarra que o David Knopfler está usando. Não é notável a semelhança com a Strat sunburs que havia sido roubada durante os ensaios para a MM Tour 80, até mesmo com a Schecter Strat que apareceu como substituta da mesma.










Strat sunburs

Schecter Strat

O fato é que o Mark aparece com essa mesma guitarra que o David está usando nesse vídeo (Dire Straits - Sultans Of Swing -Szene, German TV 1979) em outro registro, ainda mais antigo, no Water of love - Top Pop, Amsterdam, The Netherlands, 1st September 1978, infelizmente não disponível no youtube.

Apenas mais algumas curiosidades que devem somar! =)

Brunno Nunes

Um comentário:

Arthur disse...

Fala Bruno,
Em SOS, David está usando uma Fender Stratocaster modelo dos 70´s. Isso pq a Fender introduziu um novo HeadStock para aquele período, mais largo e um pouco maior. Pode-se prestar bem a atenção nela quando o Mark aparece com ela na TV em Water of Love.
A Schecter Sunburst que ele aparece no Alchemy é bem diferente da Fender do David. Primeiro pelo braço de escala clara e HeadStock pequeno. Segundo pelo corpo, cujo a entrada do cabo não é frontal, como nas Fenders, e sim na lateral do corpo. Além do corpo da Fender 70´s ser ligeiramente maior. Só a parte do corpo já é sufuciente para diferenciar as 2 guitarras, o braço, captadores, escudos... são customizáveis. Mas transformar um corpo de guitarra é mais complicado.
Valeu pela observação.
Continue com esse exelente blog.
Abração

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979