segunda-feira, 11 de maio de 2009

Analogias sobre o On The Night





Gostaria de abrir esse espaço para analisar alguns aspectos interessantes e incoerentes desse show, em relação aos lançamentos oficiais da banda.

Confiram o que está por trás do On The Night.


Primeiramente, sabemos que é um show mutilado, afinal, não existe um show do Dire Straits que eles não tenham tocado Sultans of Swing, e o On The Night peca na ausência de músicas que sempre estiveram presentes no set list da OES Tour, músicas como SOS,Tow Young Lovers e Telegraph Road ou (Tunnel of Love).
Isso é algo lamentável, pois para ser um lançamento oficial da banda, o On The Night não mostrou a realidade de um show da On Every Street Tour, ficaram de fora as (então) novas roupagens de clássicos citados acima!

No entanto, a desculpa de Mark Knopfler para esse fato não foi nada convincente , dizer que a ausência de SOS,Tow Young Lovers e Telegraph Road ou (Tunnel of Love) deve-se ao fato de já estarem contidas no show Alchemy lançado em 1984, não convece, afinal, o Dire Straits tem uma característica brilhante de a cada turnê acrescentar novos arranjos, mudando sempre a dinâmica das canções sem perder a magia e do Alchemy para o on the Night muita coisa mudou na estrutura da banda, além da evolução dos músicos e consequentemente das canções!




Gostaria de chamar atenção para os seguintes detalhes, justamente para se ter uma ideia do panorama que poderíamos ter se o On The Night fosse lançado na integra:

Fiz uma pesquisa em meus bootlegs da OES Tour, e acabei descobrindo que o On The Night foi produzido graças à filmagem de quatro shows e não de três shows como pensava-se antes:


Observei detalhadamente esses quatros shows no decorrer de alguns dias e cheguei às seguintes conclusões:

O On The Night é fruto de dois shows em Nimes e dois shows Rotterdam, ambos em Maio de 1992.

Observem abaixo as faixas contidas no show On the Night e de quais shows foram escolhidas para montagem desse álbum:


Les Arenes, Nimes FRA 20. 05.92 [3, 4, 5, 6, 7, 8]
Les Arenes, Nimes FRA 21. 05.92 [1]Feyenoord, Rotterdam HOL 30.05.92
[2,13]
Feyenoord, Rotterdam HOL 31.05.92 [9, 10, 11,12]

Como vocês podem ver, a maioria das músicas foram retiradas do show em Les Arenes, Nimes FRA 20. 05.92*, seis músicas (o que aumenta ainda possibilidade desse show ter sido filmado completo), em seguida vem o show em Feyenoord, Rotterdam HOL 31.05.92 com quatro músicas.


No final, em cada um desses shows havia câmeras registrando o concerto, não sabemos se foram filmados completos, por enquanto estou no campo da especulação nesse aspecto, mas pelo menos tenho algumas certezas! 

Vejamos agora o set list real de cada um esses shows:



Les Arenes, Nimes FRA 20. 05.92

Calling Elvis
Walk of life
Heavy fuel
Romeo and Juliet
The bug
Private investigations

Sultans of swing
Your latest trick
When it comes to you
On every street
Two young lovers
Telegraph road
Money for nothing
Brothers in arms
Solid rock
Wild theme




Les Arenes, Nimes FRA 21. 05.92


Calling Elvis
Walk of life
Heavy fuel
Romeo and Juliet
The bug
Private investigations
Sultans of swing
Fade to black
When it comes to you

On every street
Two young lovers
Telegraph road
Money for nothing
Brothers in arms
Solid rock
Wild theme



Feyenoord, Rotterdam HOL 30.05.92
Calling Elvis

Walk of lifeHeavy fuel
Romeo and Juliet
The bug
Private investigations
Olé, Olé
Sultans of swing
Your latest trick
I
 think I love you too much
On every street
Two young lovers

Tunnel of love
Intro Money for nothing
Money for nothing

Wild theme


Feyenoord, Rotterdam HOL 31.05.92

Calling Elvis
Walk of life
Heavy fuel
Romeo and Juliet
Private investigations
Olé, Olé
Sultans of swing
Your latest trick

You and your friend
On every street
Two young lovers
Telegraph road
Money for nothing
Brothers in arms
Solid rock



Observem que em cada um desses shows temos a presença de músicas raramente tocada ao vivo como no caso do show em
Nimes 20.05.92 temos a rara“When it comes to you”, o show do dia seguinte, Nimes 21.05.92 conta com "Fade to black", além de When it comes to you, em Feyenoord, Rotterdam HOL 30.05.92 é muito especial, temos a presença de “I think I love you too much” e “Tunnel of Love”, (música que foi ganhando menos espaço no decorrer da turnê, sendo substituída por Telegraph Road), o show do dia seguinte, Feyenoord, Rotterdam HOL 31.05.92 temos a fantástica "You and your friend", (Pelos menos eles pouparam essa pérola e disponibilizaram no On the night, considero o ponto alto desse álbum, pois foi a única raridade que preservaram para o On The Night, diante de outras raridades destacadas acima e que ficaram de fora!)
Enfim, sempre que penso nesses dados a respeito desse álbum, existe algo que paira em minha mente... se em cada um desses quatro concertos haviam câmeras registrando o concerto, então será que existem os registros completos de cada um desses shows?

Imaginem só a possibilidade de poder assistir esses shows na íntegra, contemplar em vídeo uma versão de Tunnel of love em plena OES Tour, When it comes to you, Fade To Black ou I think I love you too much, com a qualidade de vídeo e imagem do OTN? Seria incrível!!!

Ainda bem que existem shows transmitidos pela TV como o Basel 28.06.92 e o Nimes 29.09.92, pois podemos apreciar músicas que ficaram de fora do On The Night como SOS,Tow Young Lovers e Telegraph Road. 

Basel 28.06.92 e o Nimes 29.09.92 mostram fielmente um show da OES Tour, ao contrário do On The Night, que além de ter sido montado tendo como alicerce quatro shows, foi mutilado, observem que até a versão de Money for Nothing do On the Night teve sua introdução (onde a banda tem um momento de descontração com a platéia) e o final (onde existe um solo de bateria) cortados! ¬¬


O set list do Basel 28.06.92 e o Nimes 29.09.92 são iguais, seria maravilhoso se houvesse a presença da linda Tunnel of Love em um desses shows, já que não esteve presente no show On The Night, “pelo menos no lançamento oficial!” =(


Será que um dia esses shows iriam estar disponíveis, acho difícil, mas não custa nada sonhar, ainda mais quando existem grandes chances desses registros existirem! ^^

Brunno Nunes.




4 comentários:

Diego disse...

notei a diferença tbm das mudanças de lugar do on the night..
primeiro reparava...começa num lugar e termina nouto?
percebi que era mesmo!!
pena q estas musicas estejam faltando, pois comentava com o brunno a curiosidade de ver sos nesse período!!

Demerivas Designer disse...

belissimo post. gostei muito. grande bruno, demetrius

El Pamplina disse...

Me encantó este post, y estoy de acuerdo con lo maravillosos que podría haber sido un buen lanzamiento de este disco.
Saludos desde España

José Renato disse...

Concordo em gênero, número e grau!
Parabéns pelo blog. Excepcional!!!!!
Tb sou fã nº1 do DS e do MK.
Vc sabe informar se existe algum blog ou site similar a este mas que trate d'Os Mutantes???

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979