terça-feira, 4 de maio de 2010

Comportamento knopleriano- hoje em dia

Tenho me deparado com algumas "teorias" sobre essa maneira de Knopfler agir hoje em dia, es o motivo desse tópico!

São elas:

1- Decadência física/ limitação ocasionada pela velhice
2- Vontade própria/ forma de entender e sentir a música de hoje em dia
3- Preguiça
4- Isolamentos/ particular personalidade de Knopfler
5- Desencanto de Knopfler com o mundo


É certo que hoje ele encontra-se super à vontade por estar super milionário, com muito dinheiro em sua conta bancária, mas uma coisa é fato, ele parece não tem noção alguma sobre seus fãs, além de ter pouco contato com net, sem dúvidas!


Tenho visto que alguns acham que ele vem decaído. Há quem diga que Knopfler está extremamente acomodado em seu papel de "rocker" e não está para grandes mudanças que envolvem um esforço trabalho extra!

Sua integridade profissional em estúdio é inquestionável, mas ao vivo é um tanto duvidoso de uns tempos pra cá, vide a KTGC tour 2008.

Pra piorar, sabemos que eles ensaiaram mais de 30 músicas e ficam girando em torno de uma "mesmice", como já citei em outro tópico, a estrutura do setlist segue basicamente igual e não foge quase nada das turnês anteriores, a gente tira as quatro músicas de seu novo álbum- Get Lucky e coisas como Coyote, Hill Farmer's Blues, Marbletown e Prairie Wedding e o que temos, mais do mesmo!

Duas pergunta que não quer calar, 1- Por que é assim? 2- até quando será?


E quando comparamo-lo com artistas como Clapton, Gilmour...? É de dar raiva, esses caras tocam de tudo ainda hoje, sem contar nas parecerias que Clapton faz com gente como JJ Cale, BB King, Knopfler foi mais modesto, Emily Harris, (que é uma grande artista da música country, se dúvidas) mas bem que ele poderia fazer melhor!

E quando me deparo com os lançamentos de David Gilmour... chega bate uma tristeza como fã do trabalho de Knopfler, como seus lançamentos são pobres, que geralmente vem faltando faixa e raramente vem com bônus! ¬¬

O pior é ver Guy falar que eles evoluíram! ¬¬
Eu me pergunto, e concluo isso não evolução, é comodismo.

É certo que MK simplesmente não suporta a idéia de do guitar hero, isso é fato, ele sempre deixou claro, isso traz muito trabalho e é o que ele menos quer a um bom tempo, no entanto, não estaria ele alienado, no sentido de não ver nada ao redor, só fica no seu mundo ali ?


Agora fazendo um comparativo com outros grandes artistas como Clapton, Gilmour, Dylan, ou bandas com o Rush, Eagles... quem conhece sabe, esses simplesmente apresentam sua obra sem medo, vejamos o Gilmour, resgatou Echoes, uma fantástica música que des da década de 80 ele não tocava (salvo o engano, James, me corrija se eu estiver errado)

Posso falar melhor do Rush. Qualquer fã da banda que se deparar com o dvd Snakes and Arrows -Live -2008 vai contemplar algo realmente glorioso. Um dvd triplo com 36 canções de todas as fases da banda, com direito a músicas que que nunca foram tocadas ao vivo como "Entre Nous" do álbum Permanent Waves 1980, além de resgatar outros clássicos!

Enfim... esse tipo de postura é algo que infelizmente parece estar distante de Knopfler, com isso, resta se contentar com alguma "migalhas" que ainda são impactantes, como um novo álbum, ou uma linda versão ao vivo, porque o homem está acomodado demais, e pior para nós, latino-americanos, que ficamos sempre de fora do eixo de suas turnês!

É lamentável! =(



Brunno Nunes.

2 comentários:

Marcelo.Vitor disse...

Concordo com genero e grau com o que vc disse, infelismente o tempo está passando e de certa forma se ele era um cara tranquilo desde do tempo do dire straits, agora fica mais claro que com a calma vem também a acomodação, eu amo a música dele , mas isso eu já vinha percebendo desde do albúm GOLDEN HEART, pois se vc verificar o show dele de londres, ele já estava bastante lento, e olha que foi em 1996, então agora será bem difícil ele mudar , infelismente.

Asouza disse...

Concordo com tudo que foi dito! Uma vez coloquei no site do guy fletcher sugestões para a turnê e ele me respondeu, na maior ignorância, que MK não pediu sugestões! Mostra claramente que ele não acompanha o que os fãs querem e que o Guy fletcher não passa de um puxa saco!

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979