sábado, 15 de janeiro de 2011

Dire Straits-Money For Nothing





Já que essa é a nova onda do momento, eu vou postar uma materia que achei muito legal sobre o clip e a canção Money For Nothing
.


Tudo começou quando Mark knopfler entrou numa loja de eletrodomésticos em Nova York e deu de cara com um paredão de televisores, todos sintonizando a MTV. Distraidamente, ficou assistindo aos clipes. Até que uma voz masculina quebrou sua concentração. Era um carregador de loja que estava sacaneando os artistas da MTV entre uma e outra baforada de charuto. “olha só esse babaca! Olha lá a bichinha de brinco! É assim que se faz pessoal. Trabalhar assim, até eu. E ainda rende uma nota preta.”

Mark não pensou duas vezes e ali mesmo começou a escrever uma letra baseada nas palavras do carregador. Foi assim que surgiu “Money for nothing”. Uma gozação e ao mesmo tempo uma música e um videoclipe para a MTV! Junto com o vídeo de “you might think” do The Cars (a qual será postado futuramente) é um dos melhores exemplos de criatividade lingüística e quebrou barreiras na MTV. Pela primeira vez a tecnologia da computação seria utilizada para produzir um videoclipe, num casamento perfeito entre rock e tecnologia.

O processo de gravação envolveu mistura de imagens de um show gravado especialmente para o clipe e imagens gráficas feitas pelo computador. As imagens foram processadas por cima das do concerto. Mark aparece com as mãos fluorescentes, boca distorcida e guitarras radiativas num estilo futurístico.
Os bonecos e o singelo cachorrinho foram todos desenhados em computador, algo revolucionário para a época. Causou tanto furor quanto a revolução visual provocada pela super-produção futuristica Matrix. É considerado o protótipo das futuras animações que encantaram o mundo a partir dos anos 90. Todas as imagens foram editadas com um computador Mirage. (um sonho de consumo dos anos 80, hoje, obsoleto).

Dirigido por Steven Barron que fez “Billie Jean” e “Take On Me”, “Money For Nothing” é uma crítica bem humorada sobre a futilidade da MTV. Os vídeos exibidos na rede mostram artistas, na maioria das vezes, sem nenhum talento para as artes cênicas (é aquela velha historia: como ator você é um ótimo cantor), milionários e famosos ganhando a vida de um jeito “fácil”, enquanto os “playboys” se tornam milionários, nós, reles mortais, precisamos carregar refrigeradores pesados pra garantir o nosso pão de cada dia.

A rede sempre sofreu preconceito da ala mais conservadora da sociedade por causa da influência que os videoclipes exerciam sobre os jovens que os induziam ao mau comportamento, impondo estereótipos e os incentivando para a promiscuidade (alguém pensou em Madonna?). Porem, não era de se esperar que uma banda fosse responsável por criticá-la utilizando-se de uma música e um videoclipe, exibido exaustivamente na própria emissora. A MTV, assim como os jovens, não se importava nem um pouco com a imagem que transmitia e talvez por isso não tivesse se importado em exibir o clipe.

Dire Straits conquistou prestigio mundial com a obra-prima atemporal Brothers In Arms que encabeçou as paradas de sucesso mundo afora em 1985. O vídeo ajudou a popularizar a banda de uma forma descomunal. Exibido sem parar na MTV deixou sua marca na história do videoclipe como a primeira revolução digital. Um belo trabalho que será lembrado mesmo com sua tecnologia ultrapassada.

Diretor: Steven Barron | ano: 1985

Agradecimentos à revista BIZZ

Fonte: http://1001videoclips.wordpress.com/2010/09/15/0011-dire-straits-money-for-nothing/

Brunno Nunes.

Nenhum comentário:

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979