quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Curiosidade e sugestão- Amazing Rhythm Aces: The End is not in Sight”

Sempre que estamos procurando a lista dos musicos que influenciaram Mark Knopfler para chegar a esse som de Dire Straits, geralmente encontramos os mesmos nomes: JJ Cale, Bob Dylan, Hank Marvin, Ry Cooder, Eric Clapton, por vezes, Django Reinhardt ou Richard Thompson, etc... Eu me lembro que fiquei surpreso há um tempo atrás, ao me deparar com um outro nome em um site sobre o Dire Straits (feito por um grande fã e conhecedor dos segredos Knopflerinanos, Ingo Raven), uma banda que eu nunca tinha ouvido falar antes, informação que fora retirada de um livro chamado; “Unauthorized Mark Knopfler Biography” ("Biografia não autorizada Mark Knopfler" por Myles Palmer").



Palmer escreveu um livro sobre Mark Knopfler com base em entrevistas com todos os tipos de pessoas que conhecia Knopfler antes do Dire Straits, ou durante o tempo em que eles começaram. Sei que é um livro muito bom sobre Mark Knopfler, repleto de histórias reveladoras e divertidas a partir de Mark na escola , namoradas, professores, e colegas jornalistas, além de muitas informações a partir de músicos que tocavam com ele. O livro também apresenta algumas belas fotos em preto e branco, incluindo algumas de Mark jovem quando ele ainda estava na escola.

Segundo Ingo, foi Dave Pask, o vocalista do Cafe Racers, a banda de Mark Knopfler tocou pouco antes Dire Straits, que mencionou no livro como Mark falava entusiasmado sobre o
Amazing Rhythm Aces, uma banda americana que soou como uma mistura entre Lynnard Skynnard ( 'Sweet Home Alabama ") e Country raíz.

Dave Pask cita no livro: "Basicamente, o som vem do Aces Amazing Rhythm 'o guitarrista Barry" Byrd "Burton, e JJ Cale, que ele estava ouvindo a maior parte do tempo. [...] Há uma canção que ele foi influenciado chamada “The End is not in sight”.
Esta música é do segundo álbum da banda chamado “Too stuffed to jump”, a canção é fantástica, confiram abaixo:





O solo de guitarra faz lembrar de coisas como Down to the Waterline. A melodia em si não tem muito em comum, mas tanto as mudanças de acordes (A e E em relação ao G e Bm, Bm, note que é o acorde menor com D e G e D seria as mesmas notas mais baixas), e a forma que o solo assume depois do verso criar uma sensação similar. Também faz lembrar com o final da canção Our Shangri-la, principalmente se tivesse um andamento mais lento. A primeira música do álbum - "American Boy típicos" - também é impressionante, vale a pena conhecer.

É interessante perceber que aquilo que o músico, compositor está sintonizado, como vai o influênciar de várias maneira, as vezes sutilmente, as vezes bastante evidente. Sem dúvidas que Knopfler aproveitou algo desta canção para certas partes da canção Down to the Waterline, consigo perceber claramente, contudo, Knopfler faz isso sem cometer o pecado de plágiar, ele consegue conserva sua identidade musical com muita naturalidade.

Brunno Nunes.

2 comentários:

Thiago Trota disse...

olá Brunno,vc poderia me indicar um site especializado ou alguma loja virtual ou loja física q venda dvds bootlegs principalmente e cds bootlegs do Dire?Sei q faz cópias maravilhosas pra galera e q o seu acervo é enorme,mas vc como collector sabe muito bem o valor de ter algo original em mãos,só nós que colecionamos é q sabemos,se vc puder me dar essa dica eu agradeço,forte abraço!!!

Brunno Nunes disse...

Eu desconheço Thiago Trota, esses ítens originais somente no ebay ou mercado livre, já conferiu? Me refiro a cds bootlegs originais, porque não existem dvds bootlegs originais, original apenas os dvd oficiais e esses pode-se encontrar em lojas especializadas em dvds.

Agora para dvds bootlegs, caso queira cópias, aqui está um link com boa parte de minha coleção>> http://www.oneverybootleg.nl/DVD.htm

Se algo lhe interessae, estou a disposição.

Abraço!!!

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979