domingo, 5 de maio de 2013

Privateering Tour- 2013

Saudações Knopfleriana

A nova turnê de Mark Knopfler começou dia 25/04/2013 em Bucharest / Romania.


Com um setlist totalmente previsível, causou insatisfação por grande parte de fãs no Brasil e mundo a fora, tendo em vista as discussões em fóruns.

25/04/2013, Bucharest / Romania

What It Is
Corned Beef City
Privateering
Father and Son
Hill Farmer's Blues
Yon Two Crows
I Used to Could
Romeo and Juliet
(Dire Straits song)
Sultans of Swing
(Dire Straits song)
Song for Sonny Liston
Haul away
Marbletown
Speedway at Nazareth
Telegraph Road
(Dire Straits song)
Brothers in Arms
(Dire Straits song)
Going Home

Meu discurso ao me deparar com esse set do primeiro show foram:

"Em relação a pre-tour ano passado, ele só add. algumas canções do DS como: Romeo and Juliet , SOS, TR e Going home e manteve o que havia feito desde 2011. Em outras palavras, dois anos com mais do mesmo, sem falar no tempo que ele arrasta canções como Song for sonny Liston, Marbletown, What it is, Speedway at Nazareth. "

"Ver durante varias turnês what it is, speedway, sonny liston e o marbletown, Bonapart, So far Away e perceber a ausência de canções que ele nunca tocou ao vivo, vejamos So Far from the Clyde, ou 5:15 AM. ele não pode por 300 canções que fez em evidencia, mas poderia variar um pouquinho, já me cansei..."
Depois de muitas críticas acerca do set, eis que no dia 29/04/2013, em Sofia / Bulgaria, as coisas deram uma clareada. O terceiro show veio com um set já com uma notável diferença, engatou quatro canções do álbum novo em sequência:

Corned Beef City
Yon Two Crows
Seattle
Privateering


Desde quando isso não acontecia num show?

Dai para frente, as coisas tem melhorado substancialmente, como irei apresentar, mas antes, deixo aqui o melhor exemplo que considero do primeiro show Em Sofia, 29/04/2013, Mark nos presenteou com uma magnífica versão de Sultans of Swing, fazendo-nos crer que esse é quase o Mark de outrora Seattle foi a grande surpresa da noite, pois essa nunca tinha sido tocada ao vivo antes.


Dia       Belgrade / Serbia, novamente temos gratas surpresas:

01. What It Is
02. Corned Beef City
03. I Used To Could
04. 5:15am
05. Privateering
06. Father And Son
07. Hill Farmer's Blues
08. Romeo & Juliet
09. Song For Sonny Liston
10. Done With Bonaparte
11. Seeing In The Dark
12. Miss You Blues
13. Marbletown
14. Speedway At Nazareth
15. Telegraph Road

Encores
16. So Far Away
17. Our Shangri-La   


 5:15am!!!! Minhas preces foram ouvidas... hahaha... eu estava desesperado quanto ao que parecia ser em relação ao setlist, mais do mesmo seria trágico! Em todos meus comentários sempre lamentei a ausência de 5:15am, desde a época do Orkut, para mim, sua presença agora me soa como um presente, pois esta é muito querida, pessoalmente falando. Agora está havendo um equilíbrio, era isso que estava faltando! 5:15 AM foi maravilhoso, eu a acho muito linda, não há razão de não tocar So far from the clyde, a banda tem toda estrutura para tocar essa canção, Jim Cox toca acordeon, tem os caras na flauta, enfim, tem sido uma heresia ele não ter tocado essa canção!

Percebam que nesse show, incrivelmente há ausência de SOS e BIA, isso foi uma quebra de tabu, achei no mínimo curioso, contudo, para a maioria daqueles que lá estavam, não devem ter saído satisfeito olhando por esse lado.

02.05.2013     Torino / Italy

Mais surpresas:

01. What It Is

02. Corned Beef City
03. Privateering
04. Father And Son
05. Hill Farmer's Blues
06. Kingdom Of Gold
07. I Used To Could
08. Romeo & Juliet
09. Sultans Of Swing
10. Blood
11. Postcards From Paraguay

12. Marbletown
13. Speedway At Nazareth
14. Telegraph Road

Encores
15. Brothers In Arms
16. Going home
Kingdom Of Gold e Gator Blood, mais uma canção do novo álbum sendo tocada ao vivo, aqui estão ambas para analise e apreciação: http://www.youtube.com/embed/QRN_gPR2zY8" frameborder="0" allowfullscreen>
Gator Blood ficou muito bom ao vivo, usando uma Fender branca, muito legal.

 

Já no dia seguinte, Milano 03-05-2013, surgiu mais um resgate, Back To Tupelo e Gator Blood continuou presente. Completa

Ficou maravilhoso também!


Não obstante, penso que canções como What It Is, Done With Bonaparte, Song for Sonny Liston, Speedway at Nazareth, Telegraph Road, So Far Away, a meu ver estão desgastadas, excesso de exposição, toda turnê em carreira solo elas estão presentes. Não irei citar SOS por que é evidente que esta é imprescindível, no entanto, com relação a Telegraph Road, lembremo-nos que esta não foi tocada em nenhum concerto de 1985, apenas nos últimos concertos da BIA tour em 86, nem no Sydney 86 ela esteve presente, poderia alternar com Tunnel of Love como ocorria na OES tour 91/92.


Border River acho mais adequada pra abrir os shows do que What it is, aquela flauta na intro de Border River é bem na vibe de Knopfler de 2010 pra cá, assim como Piper to the end hoje eu prefiro para encerrar os shows do que Going Home, devido ao excesso de exposição desta última. Já que o passado pra ele de certa forma ficou pra traz, que venha o novo e diferente, não tenho medo da qualidade, em se tratando de um Knopfler!.

Hill Farmer's Blues e Marbletown são frutos da KTGC tour 2008 e já estão presentes em 5 turnês contando essa atual, 2008,2010,2011,2012,2013, já começa a pesar o fator excesso de exposição para olado dessas duas também.

Our Shangri-La até que foi bem cuidada quanto aos excessos, vez por outra aparece no set, não dar pra reclamar desta.

"Saldo da Turnê 2013":

O que temos de novidades até então são as seguintes:

Corned Beef City
I Used to Could
Yon Two Crows
Seattle
Privateering
Miss You Blues
Haul away

 
 

Kingdom Of GoldGator Blood
Father And Son (Cal album)
Postcards From Paraguay (S-L álbum)

Back To Tupelo (S-L álbum)
Cleaning My Gun (GL album)
Piper To The End(GL album)
5:15 AM (S-L album) (Essa é a jóia mais preciosa a meu ver das últimas turnês, a grande surpresa)

Já é alguma coisa, 9 canções do novo álbum, e 6 resgates, 3 do Shangri-La, 2 do GL uma canção de uma trilha- Cal, (um resgate muito precioso, 5:15 AM, nunca tocada ao vivo antes.)

Cleaning My Gun e Postcards From Paraguay surgiram no segundo show, dia 27/04 e não apareram novamente, Seattle no terceiro show, dia 29/04 e não retornou, 5:15AM apareceu no dia 30/04, hoje será o primeiro show do mês, vamos ver o que irá surgir de novidade.

É bem provável que retornem a tocar Kingdom of Gold, o que será bem vindo, além de Redbud Tree.


É valido lembrar que na GL Tour 2010 foram resgatadas "Prairie wedding", "Coyote", "A night in summer long ago", (esta última, tocada em poucos shows). Olhando por esse lado, "Privateering" tour já começa fazendo uma certa diferença em relação ao setlist das duas últimas turnês.
Observem esses dados:

01 What it is
02 Corned beef city
03 Privateering
04 Father and son
05 Hill farmer’s blues
06 Yon two crows
07 I used to could
08 Romeo and Juliet
09 Sultans of swing
10 Song for sonny Liston
11 Haul away
12 Marbletown
13 Speedway at Nazareth
14 Telegraph road
15 Brothers in arms
16 Going home
17 Cleaning my Gun
18 Postcards from Paraguay
19 So far Away
20 Seattle
21 Miss You Blues
22 Piper To The End
23 5:15am
24 Our Shangri-La


25 Kingdom Of Gold
26 Gator Blood
27 Back to Tupelo


7 concertos 27 canções no total. Se somarmos as que foram tocadas na turnê Dylan :

28 Daddy’s Gone to Knoxville
29 Miss You Blues
30 Done With Bonaparte
31 Kigdom Of Gold
32 Redbud Tree
33 A night in summer long ago

Até chegar as 6 noites no Royal Albert Hall no dia 27.05.2013, poderá haver mais mudança, e quem sabe uma gravação de um possível dvd.
 


Quem sabe é a hora de Silvertown Blues aparecer... ^^

Enfim, essa turnê partiu do zero absoluto, mas está melhorando a cada dia e já chegou em alturas antes inimagináveis, tomara que continue nesse ritmo, pois já era hora de mudanças.


Mais vídeos: Nesse aqui dá pra ver melhor! Desde 2005 não via o MK tocar assim

Brunno Nunes. 


3 comentários:

Arthur disse...

Graaaande Brunno

Tranquilo?
Realmente "5:15 AM" foi um presente pra vc que tanto vinha falando dessa música. Gostei muito do arranjo de Sitar empregado nessa música.

Eu acho que vai sair um DVD dessa turnê... São 6 noites no RAH e ainda terá a presença de um saxofonista (esqueci o nome do indivíduo).

Só não sei se haverá mais alguma canção nova lá. Isso porque o MK não gosta muito de arriscar em shows. Mas quem sabe, já que bateu o santo no homi...

Apesar de todas essas melhorias, ainda estou sentindo falta de algo. Não sei o que é, mas sinto que tá faltando alguma coisa pra essa turnê ficar 110%.


abraço

Miguel Gomes disse...

Espectacular!

Anônimo disse...

Realmente nunca entendi porque uma música maravilhosa e progressiva como Silvertown Blues nunca foi tocada ao vivo.

Tem muita coisa boa, inclusive de trilha sonora que ele gravou que ele não toca mais em shows como "Wag the Dog", "The man", etc...

outra coisa que me emputece um pouco é o fato dele simplesmente ter limado Money for Nothing dos shows. Acho que essa poderia ser alternada em alguns shows com Brothers In Arms, que com todo o respeito, nos últimos anos , têm dado no saco. Uma porque está sempre la no repertório, e outra que nos últimos anos ele sempre toca a música de uma maneira "capada" se a introdução com os teclados e flautas, sei lá parece meio que "sem vontade".

Tunnel of Love poderia voltar tb, e alguns classicos do DS mais rockeiro como Heavy Fuel , Solid Rock podiam voltar tb.

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979