quarta-feira, 18 de julho de 2007

Dire Straits>> Dortmund 1980






Bem, amigos e amigas, conheçam agora os novos Dire Straits! =>

Sim, isso mesmo, aqui começa o que eu considero, segunda fase do Dire Straits, Making Movies Tour 80/81.

A partir daí, o Dire Straits toma outros rumos, a entrada de Alan Clark para o grupo, fez toda a diferença. À atitude de Mark Knopfler em deixar sua maravilhosa Fender Stratocastes, que esteve sempre com ele na primeira formção, fez muita falta, porém, acredito que de nada adiantaria ele permanecer com ela, pois seu principal componente químico>>David Knopfler<< havia deixado o grupo, esse sim, fez bastante falta.


(Você nunca está sozinho com uma Fender Stratocaster, assim como o Mark nunca esteve só, ao lado de seu irmão David Knopfler =>)

A entrada de Alan Clark foi de grande acerto para o grupo, isso está claro. Com a saida de David Knopfler, Alan era o complemento ideal para a guitarra de Mark Knopfler!



Hal Lindes pouco acrescentou a banda, foi o guitarrista mais limitado a tocar ao lado de MK no Dire Straits. Seu maior mérito, foi ter solado alguns segundos em algumas parte de Sultans Of Swing! =D
Quanta honra para ele, pois Mark nunca deu a chance, de nenhum outro guitarrista solar em Sultans, nem mesmo Clapton no show em Wembley em 88, no tributo a Mandela!
Hal até faz uns solos em Lions ao vivo e Portobelo Belle ao vivo em 80/81!


Eu considero a Making Movies turnê, o período + progressivo e experimental da banda, em especial no ano de 81, pois é ai que a banda ousa por grandes novos arrajos em algumas músicas!
Nesse período temos o prazer de ver e ouvir, incríveis versões de músicas como>> Down To The Waterline, Lions, News, Once upon a time in the west, Angel of mercy, Where do you think you're going? e contamos ainda com pre-LOG versão de Telegraph road* e o final de News que são os primeiro vestigios de Private Investigations!


Sem dúvida é o período + progressivo e experimental do Dire Straits, por contar com essas músicas citadas em seu repertório!
Esse foi o caminho percorrido até chegar a perfeição no Alchemy.

Uma trajetória emocionante para verdadeiros fãs apreciarem!


Nesse link que separei>> Dire Straits - Live in Dortmund 1980,durante o festival Rock Pop. Uma fantástica apresentação do Dire Straits nesse período, que em minha humilde opinião é a fase mais experimental da banda, 80/81, onde a banda experimenta novos arranjos em suas músicas mais antigas, vcs terão a oportunidade de conferir agora!


Contudo, saibam vcs, que essa versão de Tunnel Of Love, desse show em Dortmund, é a mesma que consta com os creditos errados, no cd Live At BBC.

Um erro grave por parte da gravadora, pois no cd live at bbc, consta que a versão de Tunnel Of Love, foi garvada no dia 31/01/81 no Old Grey Whistle Test , quando esse mesma, foi retirada do Bootlg Dortmund> 19/12/80 ¬¬

Apreciem e fiquem por dentro! ^
^

Brunno Nunes.





2 comentários:

Jordi disse...

Thanks very much for sharing all this stuff with the world, we really appreciate it. Greetings from Barcelona.

Brunno Nunes disse...

Thanks very very much, Jordi! ^^

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979