quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Guitarras no Making Movies

Bom, quando se fala do Making Movies, umas das coisas que se pensa é: "Foi nas gravações desse álbum que o David saiu do Dire Straits"!

Ok, mas muitos crêem que com a saída de David, Mark Knopfler fez as duas guitarras no Making Movies, só que essa informação não é verdade!

Oficialmente, David anuncia sua separação do Dire Straits em 25 Julio 1980. Como vocês sabem, o MM foi gravado entre Julio e Agosto de 1980, quando David saiu, o álbum não estava 100% concluido, (Hand in Hand mesmo só foi composta depois que ele saiu), no entanto, Mark realmente tinha retirado as participações de David nas músicas que haviam sido trabalhadas enquanto ele ainda estava na banda, só que a essa altura, a banda estava no no Power Station studios, em New York e Mark convocou o guitarrista (Sid McGinnis) para as sessões em NY.

Estranhamente seu nome não consta no encarte do Making Movies (LP e CD), não faço a menor ideia por qual razão, creio que por isso criou-se essa ideia de que Mark fez as duas guitarras no Making Movies.

Eu desconfio que o Sid McGinnis está naquele vídeo de Expresso Love, no David Letterman show, New York, USA, 30th September 1985, não tenho certeza, mas me parece que ele participava da banda do programa.

Sid McGinnis participou de de vários álbum de artistas famosos como>> Peter Gabriel, Bob Dylan, David Bowie, Paul Simon... além do Dire Straits, quem quiser ver mais sobre ele é só ir no wikipedia.

O único álbum que MK fez todas as guitarras foi o Brothers in Arms.

Eu até estava conversando sobre o Dire Straits esses dias com meu caro amigo Glauco e ele citou o seguinte>> "Você sabe que o Brothers In Arms é qualquer coisa menos um trabalho do Dire Straits legítimo" e eu concordo plenamente com ele, não desmerecendo de modo algum esse magnifico álbum, mas eu endendi o que ele quis dizer com sua declaração!

Segundo Glauco, Mark deveria estar querendo compensar a honra e responsabilidade de ser o primeiro grupo a gravar e lançar DDD (totalmente digital) em um CD e de certa forma não confiou no Terry, e chamou o Omar Hakim para fazer a batera desse álbum, além de contar com Tony Levin e Neil Jason no baixo e os irmãos Brecker nos metais!

Em nosso papo, soube de algo que era novidade para mim, eu achava que Terry havia participado em algumas canções, no entanto, segundo Glauco, o Terry só faz o "crescendo" de Money For Nothing... ele tentou durante um mês e a performance dele não foi boa. Aí o Omar Hakim em dois dias gravou o disco inteiro. Dito isso pelo próprio Neil Dorfsman em uma entrevista na revista Sound On Sound.

Enfim, vendo por esse angulo, o álbum BIA torna-se qualquer coisa menos um trabalho do Dire Straits legítimo, pois do DS apenas, Alan Clark, Guy que havia acabado de chegar e o inseparável John Illsely, que passou a bola para o Tony Levin em One World! ^^

Enfim, é só uma curiosidade, contudo, não deixa de ser informação! ^^

Brunno Nunes.

Nenhum comentário:

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979