terça-feira, 26 de abril de 2016

Sydney 86- 30 anos do fim da BIA tour 85/86.






Há exatamente 30 anos, 26/04/1986, o Dire Straits encerrava a turnê do revolucionário Brothers in Arms, com um concerto Entertainment Centre Sydney Austrália, marcando o fim de uma era da banda.

A turnê, também conhecida como Live in 85/6, levou a banda ao redor do globo e eles tocaram 241 shows esgotados, 23 países e 117 cidades. Mais de dois milhões e meio de pessoas assistiram os shows dessa turnê.







O primeiro concerto real da imensa turnê mundial foi no dia 25 de abril, em Split, Yugoslavia.. Novamente algumas mudanças na turnê line-up: Hal Lindes foi substituído por Jack Sonni e Mel Collins foi substituído por Chris White. Tommy Mandel por Guy Fletcher.



 Vários convidados especiais apareceram durante a turnê: Eric Clapton, Paul Young, Hank B. Marvin, J. J. Cale, Sting, Billy Joel, David Sanborn, Branford Marsalis, Paul Brady, Dave Edmunds, Nils Lofgren, Francis Rossi, T-Bone Burnett e Pete Townshend e em 1986, Bob Dylan.




Em Setembro de 1985, Mark Knopfler foi para o Sweetwater Cafe, San Francisco para ver J.J. Cale executar. Mark foi convidado para tocar no palco como convidado especial. Em 18 de dezembro de 1985, J. J. Cale retornou o favor e juntou-se Dire Straits no palco do Hammersmith Odeon, em Londres, Reino Unido. Infelizmente, J. J. Cale faleceu no dia 26 de Julho de 2013.



(LIVE AID- WEMBLEY ARENA 1985- Panorama do público que assistiu a apresentação do Dire Straits e logo em seguida o Queen.)

Durante essa turnê, eles também fizeram uma aparição no famoso Live Aid 1985 show, tocando duas músicas  (Money for nothing com Sting e Sultans of swing) no fim da tarde daquele dia 13/07/1985, no Estádio de Wembley e retornando a Wembley Arena, na mesma noite para mais um concerto de sua própria turnê, numa série de 14 noites interruptas na Arena Wembley.


Quando os ingressos foram colocados à venda para o '86 turnê, eles continuaram a vender e esgotando todos em questão de horas, chegou ao ponto da banda chegou a ir para os veículos de comunicação pedir para não comprarem mais ingressos que eles estavam esgotados e queriam voltar para casa.

No concerto de encerramento da turnê, no no Sydney Entertainment Centre, Sydney, Austrália, 26/04/1986, a banda doa a quantia $ 50,000 para a campanha anti-droga que estava correndo na Austrália.


O repertório foi espetacular:

Ride across the river
Expresso love
Industrial disease
So far away
Romeo and Juliet
Private investigations
Sultans of swing
Why worry
Your latest trick
Walk of life
Two young lovers
Money for nothing
Tunnel of love
Brothers in arms
Solid rock
Waltzing Mathilda
Going Home

É um registro real, na integra de um legitimo concerto da banda no fim da turnê, versões preciosas de todas as canções presente no setlist, com destaques para:  A faixa que abre o show, a atmosférica Ride across the river, a inclusão de Industrial disease, tocada somente na reta final da turnê, uma apoteótica versão eletro-acústica de So far away, a única versão Your latest trick nessa turnê, uma emocionante versão da sempre linda Why Worry,  uma doce e nostálgica versão de Tunnel of love, com um solo final memorável e uma emocionante versão de Brothers in arms, com o som aveludado de sua Gibson Les Paul.

Enfim, o show é histórico, altamente recomendado para todos os fãs e apreciadores da banda.



Vamos celebrar, pois isso é história!

Brunno Nunes.

4 comentários:

Fábia Lopes disse...

Maravilhoso registro de uma turnê fantástica,repleta de versões espetaculares,que exalam nuances originais,épicas.Parabéns pelo texto e doce recordação de uma turnê memorável,amigo Brunno!!!!Adorei o texto e as fotos!!!Parabéns pela iniciativa!!! :)

Brunno Nunes disse...

Muito obrigado, queria amiga Fábia.

É uma pena eu não encontrar tempo suficiente nos últimos meses para portar algo mais decente sobre nossa querida e amada banda, mas, não podia deixar "batido" essa data especial, 30º aniversário do fim dessa turnê histórica do Dire Straits!

Um fraterno abraço!!!!!

Miguel Gomes disse...

Para mim um dos melhores e mais memoráveis concertos, com uma atmosfera fantástica, um solo inesquecível (também pelo erro) em Tunnel of love, enfim, paz em forma de música.
Abraço!

Asouza disse...

Prefiro a turne do Love over gold,mas não deixa de ser uma turne sensacional. Bons e saudosos tempos!

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979