sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Novidades... Garimpo- Mark Knopfler & Bob Dylan

Bom, antes de mais nada, como vocês sabem, a turnê começou dia 06-10-2011 e segundo o diário do Richard Bennet, inacreditavelmente eles não tocaram juntos. Quando eu vi no diário pensei, isso parece mais uma piada, e de péssimo gosto!

Todos achavamos que seriam os dois juntos e no entanto a coisa foi o oposto, se apresentaram separados, Knopfler abrindo para Dylan e não estiveram juntos para tocar uma música se quer... isso é decepcionante, imagino o pessoal que lá estavam a espera de vê-los.

Checando site oficial do Mark me deparei com isso:

BOB & MARK TOUR
IMPORTANT NOTICE

Irrespective of the usual policy regarding photography and recording, for the current Bob Dylan & Mark Knopfler tour, photography or recording by any means will not be permitted. Please note this policy applies to every venue on the tour up to and including Hammersmith on the 21st November. Please respect Mark and Bob's wishes and enjoy the show.

06/10/11



O Mark nunca tomou essa atitude de proíbir fotografias, talvez ele esteja respeitando alguma regra de Dylan, talvez Bob tenha tomado esse tipo de atitudes nos últimos tempos.

Acabei vendo comentários em foruns, pessoas falando que essa posição deve-se ao fato de não quererem que tenha gravações não oficiais de áudio e vídeo, devido o fato de terem planos de gravarem um dvd juntos, o que pode ser em um show especifico, talvez o último show da turnê, mas mesmo assim... sei lá... eles deixarem de tocar juntos com receio de alguém fazer um registro não oficial... é ridículo! ¬¬

Dessa forma, dificilmente teremos bootlegs de alguma natureza nesta turnê. Só espero que Mark não adote essa política para a próxima turnê, embora ele tenha ficado mais rigoroso em relação a isso com o passar dos anos. Alguém tem que dizer a ele que a época do BIA já passou, ele nunca fez isso antes, porque agora ele tem que mudar pra pior nesse aspecto? oO

Enfim... depois de algumas revoltas devido a esses fatos e circunstâncias, eu fiquei triste e um tanto chateado e garanto que não sou o único, também, não é pra menos.


O Setlist do MK do primeiro show foi:

Why Aye Man
Cleaning my gun
New song
STP
Hillfarmers
New song
Sonny
Bonaparte
Speedway

___________________
__________________

Hoje eu fiz um garimpo, e aqui estão algumas coisas que descobri sobre o primeiro show.

Private Theory ou Privateering é o nome de uma das duas novas canções que o Mark tocou no primeiro show.

Ao que tudo indica, essa nova canção é balançada, agitada, possui gaita de foles, a melodia, as nuances e a letra eram simplesmente fantástica segundo quem esteve lá. Pelo menos o novo álbum teremos mais um pouco de rock and roll.

Essa canção Private Theory é em Cm pelo que pude conferir, ela é tocada na guitarra Danelectro, mesma guitarra usada pra Donnegas Gonne.


Os comentário sobre segunda canção nova é que faz lembrar Kingdom Come, contudo, mais powerful...

Uma notícia boa é que ele pelo menos está tocando em pé, melhorou do problema do nervo nas costas. ^^

Meu amigo Ednardo havia citado algo que me fez refletir:

"A grande merda de você ser um fã doente é que a gota d'água tem sempre outra depois, você vai sempre dando outra chance pro seu ídolo. Como bom botafoguense já me prometi inúmeras vezes parar de sofrer mas não consigo, é compulsivo. Com o MK é a mesma coisa.

O único motivo pelo qual eu tinha interesse nessa tour de merda era ver os dois juntos, até porque esses shows atrasaram o lançamento do cd novo.

Sinceramente? Bobagem nossa esperar mais, a gente já devia tá calejado faz tempo."

Mas ai é que tá, ok, é claro que queriamos apreciar o que foi anunciado, os dois juntos, mas o que de fato nos interessa mais é o material solo de MK, seu novo álbum e sua nova turnê que acontecerá em 2012.

Apenas sendo realista e não bonzinho, (e nem quero me iludir), mas pelo andar da carroagem, eles devem tocar juntos sim em algum show nessa turnê, eles não podem perder a oportunidade de fazerem um dos maiores DVD ao vivo da história, o contexto histórico de ambos colabora para que isso ocorra, a história de ambos se cruzam, existem dois álbuns de Dylan que temos Mark Knopfler em todas as canções, Slow Train Comming e Infidels.

Até o fim desta turnê eu me manterei otimista quanto a uma gravação de um dvd deles juntos, se não... como um outro grande amigo, Marcos citou na comunidade do orkut:

"Se os dois chamarem o troço de Bob & Mark Tour e não tocarem juntos é a coisa mais idiota que eu já vi. Eu pedia ressarcimento..."

Concordo contigo Marcos! ^^

Não obstante, há especulações de que parece que eles estão ensaindo na folga da tour. Se assim for, eles não estiveram ensaindo antes, então, sendo verdade, é claro que muita coisa pode acontecer ainda.

Consegui fotos do Mark saindo do hotel em Dublin





Reparem que ele está com um livro na mão. Salvei a foto e coloquei-a de cabeça para baixo e acabei descobri o título do livro, olha só o que ele está lendo>> http://en.wikipedia.org/wiki/Death_Comes_for_the_Archbishop

Trata-se de um romance, e pelo jeito bastante interessante. Isso é importante, pois pode ser algo que estaja influenciando-o em escrever alguma canção, assim como foi com Telegraph Road, Sailing to Philadelphia por exemplo.

Aguardemos o que vem pela frente no decorrer desse evento.

Na medida do possível, estarei fazendo uma cobertura acerca destes shows neste formato, garimpando, conjecturando e expressando meus pontos de vista.

Brunno Nunes.

3 comentários:

João Guilherme disse...

Brunão! Complicado mesmo isso de ser fã. Nos sempre esperamos o melhor dos nosso idolos.
Agora acho que ao longo da turne ele deve se entrosar mais com o Dylan, mas se o registro oficial no fim for ruim vou ficar decepcionado com a atitude dele.
É isso, belo texto, vou continuar acompanhando o blog, apesar de você ter me dado medo agora olhando o livro que ele tava lendo =p
Abraço!!

Brunno Nunes disse...

hahahahahhaa... Não se assuste João Guilherme, é apenas um romance , hehehehe...^^

Tomara mesmo que venha um dvd até o fim dessa tour, não é possível eles perderem essa oporunidade!

Bem Vindo! disse...

Pessoal que bacana esse blog, não sabia que tinha gente no Brasil mais fã do DS & MK do que eu... rsrs, coleciono tudo de ambos... mas quanto ao assunto Knopfler & Dylan... eles tocaram juntos sim, não sei se a informação foi errada ou se mudaram de idéia, mas já baixei vários vídeos dessa turnê... pena que todos que baixei são de músicas de Dylan com o MK apenas na guitarra... não vi nenhuma música do DS ou MK nos vídeos que baixei... estão no youtube. Abraços e saudações knopflerianas...

Dire Straits

Dire Straits
A voz e a guitarra do Dire Straits ao vivo em Cologne, 1979